Em 1902, Willis Carrier projetou o primeiro sistema moderno de ar condicionado.

Jovem engenheiro, Willis Carrier trabalhava para a empresa Buffalo Forge, especializada na fabricação de radiadores e ventiladores. A sua primeira missão será resolver uma avaria numa gráfica do Brooklyn, ligada à humidade das instalações que contraiu o papel e dificultou a impressão.

Ele então projetou uma máquina que modulava o calor e a umidade para criar um ambiente interno estável. Seu dispositivo chamado “Aparelho para tratamento do ar” foi patenteado em 1906 após 4 anos de trabalho diário. Em 1922, ele inventou um sistema de refrigeração por força centrífuga, equipado com um compressor.
Ar condicionados springer split mideia inverter 9000 btus frio 220v
Ar condicionado: a base de nossas sociedades modernas – Parte do nosso modo de vida moderno se baseia nessa revolução: trabalho, lazer, viagens… Na década de 1930, o ar condicionado tomou conta de lojas de departamentos, trens e escritórios, fazendo disparar a produtividade dos trabalhadores.

Os voos transatlânticos seguiriam algumas décadas depois. Em 1965, o ar condicionado cabia apenas em 10% dos lares americanos. Em 2007, o número subiu para 86%. Um sucesso retumbante. Que futuro para o ar condicionado?

O ar condicionado conectado e inteligente é um caminho sério para o desenvolvimento deste dispositivo. Dispositivos capazes de se adaptar em tempo real às condições climáticas, umidade e informar o usuário diretamente em seu smartphone é uma das faixas mais apreciáveis.

O grande problema continua sendo o meio ambiente. Os novos modelos de ar condicionado terão que poluir menos graças a gases sem efeito estufa, uma cadeia de reciclagem completa e o uso de recursos renováveis, por exemplo, painéis solares mais eficientes ou perfuração geotérmica.