Aliança Estratégica

O desafio estratégico para uma empresa é verificar seus lucros potenciais por
meio de competição ou barganha, e para a Nissan isso não é diferente. Essa
visão de estratégia mudou radicalmente nos últimos anos. A necessidade de
buscar múltiplas fontes de vantagem competitiva simultaneamente levou não
apenas à necessidade de construir uma organização em rede interdependente
e integrada dentro da empresa, mas também à necessidade de construir
relacionamentos colaborativos externamente com governos, concorrentes,
clientes, fornecedores e uma variedade de outras instituições. A mais recente e
talvez a manifestação mais visível do crescente papel das estratégias
colaborativas está no fenômeno frequentemente descrito como aliança
estratégica: a crescente propensão das empresas multinacionais a formar
relacionamentos cooperativos com seus concorrentes globais.
Nissan em florianopolis as melhores concessionarias
Nos anos 90, há
uma percepção crescente e generalizada de que as batalhas competitivas
globais serão cada vez mais travadas entre equipes de jogadores alinhados em
parcerias estratégicas.
O termo – aliança estratégica tornou-se amplamente utilizado para descrever
uma variedade de diferentes acordos de cooperação entre empresas, desde
pesquisas compartilhadas até joint ventures formais e participação acionária
minoritária. Muitos pesquisadores deram sua própria definição de aliança
estratégica. De acordo com Ring,uma aliança envolve a colaboração entre
duas ou mais empresas que mantêm sua autonomia durante o curso de seu
relacionamento. Uma aliança é estratégica quando foi projetada para permitir
que os parceiros persigam os objetivos que eles definiram no curso da tomada
de decisões no nível corporativo das estratégias de nível de negócios.